X

Lista VIP

Aguarde, enviando contato!

Por Fora da Caixa

Blog Liderança Marketing Digital

A influência das emoções em nossa vida e nos Resultados de Marketing

Aprenda a lidar com suas emoções! Entenda a influência das emoções em nossa vida e nos Resultados de Marketing

|

Compartilhe :)

No post de hoje, trago uma descoberta/reflexão pessoal sobre AS EMOÇÕES! Você também pode ouvir o conteúdo do blog no SPOTIFY ou no SOUNDCLOUD .

...

COMO VOCÊ LIDA COM SUAS EMOÇÕES?

 

Recebi no WhatsApp uma mensagem reflexiva sobre nossas Emoções e ela me fez pensar muito "Fora da Caixa". Vou deixar a mensagem aqui para você também ler e refletir, mas deixa eu já te adiantar algumas coisas

Você é o tipo de pessoa que toma decisões e/ou se deixa levar pela emoção do momento ou você é daqueles que aprende com essa "sensação" e segue em frente?

Eu aprendi que vou viver de pessoas, não de emoções, porque são AS PESSOAS que deixam suas marcas e nos "empurra para frente", as emoções são passageiras e mudam a todo momento!

Mas leia o texto e reflita você mesmo:

 

Houve uma vez um rei que disse aos sábios da corte:

– Estou fazendo um lindo anel. Eu tenho um dos melhores diamantes possíveis. Quero manter escondida, dentro do anel, alguma mensagem que possa me ajudar em momentos de total desespero, e ajudar meus herdeiros e herdeiros de meus herdeiros para sempre. Tem que ser uma pequena mensagem, para que ela caiba sob o anel de diamante.
Todos os que ouviram eram sábios, grandes eruditos. Eles poderiam ter escrito grandes tratados, mas dar-lhe uma mensagem de não mais do que duas ou três palavras que poderiam ajudá-lo em momentos de desespero total... Eles pensaram, eles procuraram em seus livros, mas não conseguiram encontrar nada. 

O rei tinha um servo idoso que também fora servo de seu pai. A mãe do rei morreu em seu parto e este servo cuidou dele, portanto, ele o tratou como se ele pertencesse à família. O rei nutria um imenso respeito pelo velho, então ele também o consultou. E ele disse:

– Não sou um sábio, nem erudito, nem acadêmico, mas conheço a mensagem. Durante a minha longa vida no palácio, conheci todo o tipo de pessoas e uma vez conheci um místico. Era um convidado de seu pai e eu estava a seu serviço. Quando ele saiu, como um gesto de gratidão, ele me deu esta mensagem – o velho escreveu em um pedacinho de papel, dobrou e deu para o rei. – Mas não leia, ele disse, mantenha escondido no anel. Abra somente quando tudo o mais falhou, quando você não consegue encontrar uma saída para a situação.

 

Esse momento não demorou muito para chegar. O país foi invadido e o rei perdeu o reino. Ele estava fugindo em seu cavalo para salvar sua vida e seus inimigos estavam perseguindo-o. Estava sozinho e os perseguidores eram numerosos.

Chegou a um lugar onde a estrada terminava, não havia saída: na frente havia um precipício e um vale profundo; cair por ele seria o fim. E ele não podia voltar porque o inimigo estava bloqueando seu caminho. Já podia ouvir os cavalos trotando. Não podia seguir em frente e não havia outro jeito...


De repente, ele se lembrou do anel. Abriu-o, tirou o papel e lá encontrou uma pequena mensagem tremendamente valiosa, que dizia simplesmente: "ISTO TAMBÉM PASSARÁ".

Enquanto lia, ele sentiu um grande silêncio pairando sobre ele. Os inimigos que o perseguiam deviam ter se perdido na floresta, ou deviam estar errados, mas a verdade é que pouco a pouco ele parou de ouvir o trote dos cavalos.

 

O rei era profundamente grato ao servo e ao desconhecido místico. Essas palavras foram milagrosas. Ele então dobrou o papel, colocou de volta no anel, reuniu seus exércitos e reconquistou o reino. E no dia em que entrou novamente vitorioso na capital houve uma grande festa com música, danças... e ele estava muito orgulhoso de si mesmo.

O velho estava ao seu lado e disse:


– Este momento também é apropriado: olhe novamente para a mensagem.

– Que queres dizer? – o rei perguntou. Agora sou vitorioso, as pessoas celebram meu retorno, não estou desesperado, não estou em situação sem saída.


– Ouça, disse o velho, esta mensagem não é apenas para situações desesperadas, é também para situações agradáveis. Não é só quando você é derrotado, é também para quando você se sente vitorioso. Não é só para quando você é o último, é também para quando você é o primeiro.

 


O rei abriu o anel e leu a mensagem: "Isto também passará", e novamente sentiu a mesma paz, o mesmo silêncio, em meio à multidão comemorando e dançando, mas o orgulho, o ego, tinha desaparecido. O rei pode terminar de entender a mensagem. Acendeu.

 

Então, o velho disse-lhe:
– Lembre-se que tudo acontece. Nada ou nenhuma emoção é permanente. Como dia e noite, há momentos de alegria e momentos de tristeza. Aceite-os como parte da dualidade da natureza porque eles são a própria natureza das coisas.

...

ISSO TAMBÉM PASSARÁ!

Certa vez, uma pessoa que admiro muito me disse essa frase em um momento onde minhas emoções estavam à todo vapor, não como as do rei, em desespero, mas em euforia. Ela percebeu de certa forma o meu estado e perguntou se estava tudo bem. Não sei o que respondi, mas ela me disse "isso vai passar", e na hora passou mesmo!

Naquele momento eu não tinha percebido que havia parado de me concentrar na emoção em si e me apeguei à ela, a pessoa, o que ela estava falando, o que ela me ensinava.

E é bem aí que veio meu aprendizado! Na verdade, ele só veio agora, em 2019. O fato aconteceu em 2012, 2013, não me recordo exatamente, rs.

O fim do texto diz:

“Lembre-se que tudo acontece. Nada ou nenhuma emoção é permanente.”

Mas eu fiquei aqui pensando. É um fato que tudo acontece, pode ser que nada e nenhuma emoção seja permanente, mas a marca que as pessoas deixam nas nossas emoções são. Assim como o rei tinha a gratidão pelo servo, pelo místico. A emoção daquele momento dele passou, mas a marca das pessoas na vida dele, não. E ele aprendeu com elas.

Eu sou uma pessoa MUITO emotiva, fico refletindo sobre tudo que acontece, super apegada aos fatos, aos momentos.

E aí, de novo, ISSO TAMBÉM PASSARÁ! NENHUMA EMOÇÃO PERMANECE. O que eu senti hoje lendo esse texto, vai passar, quando eu pensar nessa frase novamente, será em algum momento que minhas emoções estiverem afloradas, mas vai passar e o que vai ficar.

As pessoas ficarão, o aprendizado para elas sobre o momento que passou, o aprendizado pra mim. Sabe o que eu aprendi hoje? Que vou viver as emoções, mas elas vão passar, então não me apagarei tanto a elas mais, vou me apegar em trabalhar o aprendizado que terei delas, e aí, ensinar pessoas, aprender com elas também, sabe? VOU VIVER PESSOAS AGORA, o que acha? Rs

 

Mas deixa eu trazer essa reflexão toda para o mundo dos negócios. Vamos falar um pouquinho de Marketing!

...

A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO RESULTADO DO MARKETING

 

Vou direto ao ponto. Se as emoções são passageiras e o que fica são as pessoas, as marcas que elas no deixam, os ensinamentos. POR QUE SER TÃO FIXADO EM ATINGIR AS EMOÇÕES DO SEU CLIENTE, ABUSIVAMENTE?!

O que eu quero dizer é o seguinte, nós somos SIM atingidos e influenciados pela emoção. Mas é aquilo, ela passa, e se NO MARKETING, abusarmos dessa técnicas de "pegar o cliente pela emoção", o que nosso cliente irá sentir em um determinado momento são emoções negativas, sufoco, pressão... entende?

Precisamos saber medir entre "a hora de atingir as emoções" e "a hora de deixar marcas em nosso cliente", seja entregando algo de valor, alguma transformação, ou até mesmo em um atendimento humano, sem abusar da persuasão.

Em breve vou trazer aqui na categoria MARKETING do Blog, algumas tendências de Marketing para 2019, mas vou adiantar algumas coisas...

A tendência para esse ano, mais do que nunca, é ter o consumidor no centro das atenções, a utilização de técnicas voltadas aos MICRO-MOMENTOS do consumidor, que  basicamente é "saber atraí-lo no calor da emoção", em determinado momento (falarei melhor sobre no artigo específico).

Mas sabe o que vai fazer o sucesso da sua empresa perdurar? Não é só o entendimento da sua equipe quanto ao seu público, é o fato de você, e toda sua empresa ser humana o suficiente para sim, “mexer com as emoções do seu cliente”, mas serem pessoas que deixem marcas, que sejam lembradas, serem humanas!

Seja dentro de seu negócio, o que essas duas pessoas que citei hoje aqui no artigo, e no podcast, são pra mim!

Tanto a que disse a frase como a que me mandou o texto são pessoas que me inspiram, que são lembradas. E sim, de certa forma, as duas chegarem em minha vida pelo trabalho delas, ou seja, NEM SÓ DE TÉCNICAS DE PERSUASÃO VIVE UM NEGÓCIO! E eu sei que quando precisar de um profissional para determinada coisa, tenho duas opções para recorrer.

Trate seu cliente de forma dosada, da mesma forma que você espera que empresas te tratem!

Sejamos mais humanos!

Compartilhe :)

Entrar para Lista Vip

Confira mais Publicações

Que tal Comentar esse conteúdo?!